Consultório Particular de Psicologia

Barbacena-MG

Largo Marechal Deodoro - Centro - Edifíco Mário Vitoretti - Sala 324/3º andar

Entre em contato!

Paula Oliveira, (32)8803-2012

TDAH, O QUE É ISSO?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que acarreta danos no comportamento. Aparece na infância e acompanha o sujeito por toda a vida, é tratável, controlável, mas não curável. Parece resultar de uma combinação complexa de fatores genéticos, biológicos, ambientais, sociais e neuroquímicos (Muito se fala em uma disfunção de Dopamina e Noradrenalina no lobo frontal; alterações podem ser detectadas através de técnicas de imageamento cerebral). Existe uma dificuldade marcante de prestar atenção a estímulos internos e externos, nos casos de TDA (Transtorno do Déficit de Atenção), pois o paciente tem a capacidade prejudicada em organizar e completar tarefas, assim como relutância em controlar seus comportamentos e impulsos, nos casos de TDAH. A atenção, em ambos os casos, é constantemente prejudicada. A dificuldade é maior quando se faz necessário um estado de vigilância para detectar informações infrequentes, sobretudo quando a informação não é motivacionalmente importante para o paciente. Crianças com TDAH têm prejuízos relacionados à filtragem de estímulos irrelevantes à tarefa proposta, daí a dificuldade encontrada no ambiente escolar.  A medicação somada à terapia psicológica pode restabelecer novamente o funcionamento adequado desta atividade cerebral além de se conseguir o comportamento desejado. Geralmente a Ritalina (Metilfenidato) é prescrita, ela é fundamental em casos de dificuldades de aprendizado desencadeada pelo TDAH. O uso do remédio não proporciona a cura deste transtorno, mas ajuda a controlar os sintomas. Em parceria com a terapia psicológica as dificuldades tendem a se reduzir, deixando de influenciar negativamente na qualidade de vida do paciente. Muitas vezes somente a terapia é capaz de modificar o comportamento, não necessitando do uso do medicamento. Trata-se de antigos hábitos que devem ser modificados e para tal não é necessário recorrer à farmacologia. Converse com o profissional responsável pelo caso, pois dentro da prática clínica cada caso é um caso, cada um é cada um.

ATENÇÃO: RITALINA é um medicamento controlado, portanto só pode ser vendido mediante prescrição médica, jamais se automedique, para nada.

Consultório Particular de Psicologia

Atendimento Psicológico de qualidade e rigor ético

Infantil e Adulto

Largo Marechal Deodoro – Centro – Edifício Mário Vitoretti – Sala 324/3º andar

Barbacena-MG

Psicóloga Responsável - Paula Oliveira. CRP-04/35404

Entre em contato através do telefone (32)8803-2012, pelo e-mail paulaa.oliveirapsi@gmail.com ou através do site www.psicol.com.br

“Há 2 anos oferecendo qualidade de vida à população de Barbacena e região.”

Faça-nos uma visita. Marque sua consulta.

Convênio com: PLANAF, SINPRO MINAS, PAZ ETERNA

Paula Oliveira é Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia da Saúde/Hospitalar, possui experiência clínica no tratamento de Transtornos da Aprendizagem, TDAH/TDA, Transtornos da Ansiedade, Transtornos Depressivos, Transtornos do Comportamento, Trauma Psicológico, Transtornos da Eliminação (Encoprese/Enurese), Doenças Psicossomáticas, Crises, Comportamentos disfuncionais típicos da adolescência, Bullying, Transtornos do Desenvolvimento, Estresse, Transtornos da Personalidade, Saúde Mental; Tratamentos Psicológicos de fundamentação psicanalítica, dentre outros e outras patologias e suas comorbidades.

Escreve mensalmente para a Coluna Frente a Frente do Jornal O Povo da cidade de Barroso – MG.

© Copyright 2012-2013
Consultório Particular de Psicologia